Quarto Montessoriano: dicas de como fazer!

Área da saúde: entenda como ter o seu projeto aprovado na Vigilância Sanitária
23 de fevereiro de 2018
Entenda o que é Parcelamento do Solo e quando é necessário
13 de abril de 2018
Show all
O quarto Montessoriano tem o objetivo de desenvolver autonomia e liberdade na criança, que poderá explorar o espaço a sua volta. Para que isso aconteça, é preciso fazer com que os objetos e móveis estejam na sua altura. Esse estudo foi feito pela italiana Maria Montessori, educadora, médica e pedagoga, em aproximadamente 1970, que revolucionou a educação infantil.

Veja abaixo dicas práticas para montar o quarto do seu filho.


1- Coloque camas baixas ou colchão no chão ao invés de berço, assim as crianças terão liberdade para deitar, levantar e circular pelo quarto quando quiserem. Para evitar que a criança role para fora da cama, é importante colocar almofadas a redor.

2- Os brinquedos devem ficar em armários sem portas de forma que a criança possa pegá-los sem precisar da ajuda de um adulto.

3- Para incentivar o interesse pela leitura, instale prateleiras de livros também na altura da criança.

4- Coloque poucos objetos disponíveis a cada vez e faça rodízio de tempos em tempos para gerar interesse contínuo.

5- Instale um espelho baixo no quarto para que a criança se reconheça e veja os seus próprios movimentos. O espelho deve ser colado em uma placa de MDF e fixado na parede para evitar que possa quebrar e machucar a criança.

6- Uma mesinha infantil é ótima para incentivar a criatividade, à medida que a criança poderá desenvolver atividades como desenho e pintura.

7- Barras fixadas na parede vão ajudar a criança a se levantar e começar a andar.

8- Um tapete servirá para criar experiências sensoriais e delimitar o espaço de brincadeiras.

9- Um armário baixo com algumas peças de roupa irá fazer com que a criança comece a ter autonomia para se vestir e ajudará a criar a responsabilidade de manter as coisas organizadas.

Porém, com tanta independência é preciso ter uma preocupação especial com a segurança. Para isso, precisamos evitar móveis com quinas, dar preferência ao acrílico ao invés do vidro, fixar os objetos nas paredes com fita dupla face, fixar os móveis nas paredes para evitar que possam tombar, colocar tampas nas tomadas e usar grades de proteção em portas e escadas para que a criança não acesse ambientes que não estejam seguros.

Enquanto a criança for crescendo, os móveis devem ser adaptados à nova altura. Não existe uma idade em que o quarto Montessoriano deverá ser abandonado, porém, é na primeira infância (de 0 a 3 anos) que esse tipo de ambiente é mais eficiente.
Você gostou desta Publicação? Então siga-nos nas redes sociais para ter acesso aos próximos posts!

Os comentários estão encerrados.