6 dicas incríveis para você deixar a sua casa mais sustentável

Bem-vindos!
6 de abril de 2017
Registro Documental: saiba agora para que é necessário e como fazer
5 de janeiro de 2018
Show all
Hoje em dia, cada vez mais percebemos a importância de direcionarmos a nossa vida para o rumo da sustentabilidade e na nossa casa não poderia ser diferente. São mudanças no nosso dia-a-dia como separar adequadamente o lixo e utilizar a coleta seletiva, apagar as luzes quando não tiver ninguém no ambiente, fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou se ensaboa as louças, dentre muitas outras que poderíamos citar aqui. Mas você sabia que podemos utilizar essa mesma ideia na hora de fazermos uma reforma na nossa casa ou na hora de construí-la? Assim, podemos minimizar os impactos ambientais e ainda diminuir os custos!
Por isso, preparamos para você 6 dicas incríveis de materiais que você pode utilizar para que sua casa seja mais sustentável. Confira abaixo!

1. Vidro inteligente

O “vidro inteligente” é um vidro duplo com uma película no meio ou um vidro simples com uma película aplicada do lado externo. Essa película possui acionamento elétrico e permite que a transparência do vidro possa ser controlada. Dessa forma é possível controlar com precisão a intensidade de luz, calor e brilho que entra no ambiente, gerando conforto térmico e privacidade para o usuário. O “vidro inteligente” pode ser usado tanto em ambientes internos, quanto em ambientes externos. Essa tecnologia inovadora pode gerar economia dos gastos com ventilação, iluminação e até mesmo com ar condicionado.

2. Tinta ecológica

As tintas convencionais podem trazer sérios problemas respiratórios para crianças ou adultos que têm alergia, pois influenciam diretamente na qualidade do ar no ambiente em que são aplicadas. As tintas ecológicas não possuem em sua composição os COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) que agridem a nossa saúde e contribuem para a destruição da camada de ozônio. Elas também são livres de derivados do petróleo e materiais sintéticos.
As tintas ecológicas são produzidas a partir de matérias-primas totalmente naturais, à base de água e, portanto, utilizam materiais que não são tóxicos e que não tem cheiro. Existem 3 tipos de tintas ecológicas: as minerais, as vegetais e as que contém insumos animais. O uso da tinta ecológica permite que a parede “respire”, ajudando a controlar a umidade e evitando a aparição de fungos e mofo na sua casa.
Hoje em dia, a variedade de cores dessas tintas é imensa. Os tons mais comuns são próximos das cores da terra, variando entre o vermelho, marrom e o ocre.

3. Lâmpadas de LED

Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas de LED não possuem nenhum elemento poluente ou contaminante, diminuindo a quantidade de lixo tóxico. Elas podem gerar uma economia de até 90% no consumo de energia em relação às lâmpadas incandescentes, não transmitem calor para o ambiente e minimizam os custos com climatização. As lâmpadas de LED possuem uma vida útil longa, de até 15 anos. Apesar de ainda serem um pouco mais caras que as lâmpadas convencionais, com todos estes benefícios o retorno financeiro é garantido.
4. Piso Vinílico

Com ampla variedade de cores e texturas, o piso vinílico é um piso 100% reciclável e de rápida instalação. É um material higiênico, de fácil limpeza, não alérgico e que demanda um baixo consumo de água e produtos químicos para limpar. O piso vinílico possui alta resistência e durabilidade, pode ser resistentes às manchas, riscos, atrito com os móveis, cadeiras de rodinha e fogo. Possui um excelente poder de absorção acústica e estabilidade térmica, proporcionando conforto ao ambiente onde for instalado. Além de todos esses benefícios, esse material possui baixo custo.

5. Ecogranito

O Ecogranito é um revestimento para paredes internas ou externas que possui a aparência de pedra natural. O uso deste material ajuda na preservação das áreas que podem ser exploradas futuramente para extração de granito e mármore. O Ecogranito é produzido a partir de resíduos gerados nas jazidas durante o processo de extração de pedras. Ele pode ser aplicado em superfícies curvas, orgânicas ou planas. É um produto resistente à exposição ao sol, chuva, poeira e poluição. Antes da aplicação ele tem uma forma pastosa, o que torna a aplicação fácil e rápida. Esse material possui um ótico custo-benefício e fica bem bonito.

6. Usina de energia solar

Uma das formas que podemos ter um “telhado verde” é quando usamos painéis solares na cobertura de casas ou prédios. Optar por instalar uma usina de energia solar pode gerar muitos benefícios. Além de pensar na natureza, já que a energia solar é renovável e sustentável, a energia que sobra vai para a empresa distribuidora que te dará “créditos de energia” que poderão ser usados em outro local.
E chegamos ao fim das dicas de hoje! Se você gostou, siga-nos nas redes sociais e acompanhe todos os nossos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *